quarta-feira, 21 de março de 2012

Infarmed suspende duas vacinas por "suspeita de reacção adversa grave"

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) determinou, "como medida de precaução", a "suspensão imediata" da utilização das vacinas RotaTeq e Prevenar 13, por "suspeita de reacção adversa grave" em crianças.

"Na sequência da recepção de uma notificação de suspeita de reacção adversa grave, o Infarmed, como medida de precaução, determina a suspensão imediata de utilização das seguintes vacinas: RotaTeq, solução oral, lote nº 1590AA/0671579, prazo de validade 31/05/2013; Prevenar 13, suspensão injectável, lote nº F73745 (917690), prazo de validade 31/05/2014", lê-se numa circular informativa. A vacina RotaTeq combate o rotavírus, enquanto a Prevenar 13 é administrada contra a pneumonia.

"Atendendo a que estes medicamentos são dispensados em farmácias e administrados por profissionais de saúde, as entidades que possuam estes lotes de medicamentos não os devem dispensar ou administrar, até que seja concluída a avaliação resultante da presente situação", informa também o Infarmed.

Morte de bebé

De acordo com a edição desta quarta-feira do Jornal de Notícias, esta decisão do Infarmed estará relacionada com a morte, na segunda-feira, de um bebé de seis meses numa creche em Camarate, Loures, que tinha sido recentemente vacinado.

Segundo o director-geral da Saúde, Francisco George, citado pelo mesmo diário, o corpo da criança foi autopsiado na terça-feira na delegação sul do Instituto de Medicina Legal, cujos especialistas estão “a tentar perceber o que se passou” e “irão esclarecer as causas da morte”, garantindo que este é o único caso registado com estas características.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...