quarta-feira, 4 de abril de 2012

Saiba como concorrer às vagas da União Europeia

As candidaturas estão abertas até 17 de Abril para administração, direito, relações externas, comunicação e auditoria.

Qualquer cidadão de um Estado membro da União Europeia, licenciado ou com os três anos da licenciatura concluídos até 31 de Julho, está apto a concorrer aos 219 postos de trabalho disponíveis nas instituições europeias em cinco áreas. Como nos anúncios comuns de trabalho institucional, deve verificar ainda se tem como língua mãe uma das línguas oficiais da União Europeia e se tem conhecimento satisfatório de uma segunda língua (francês, inglês ou alemão). Mas também se está disponível para trabalhar em Bruxelas ou no Luxemburgo e competir com mais de 50 mil outros candidatos.

Se respondeu "sim" a todos estes requisitos, está em condições de candidatar-se a um destes postos de trabalho nas áreas da administração pública europeia (76), direito (51), auditoria (38), comunicação (28) e relações externas (26) que o centro de recrutamento europeu EPSO - European Personel Selection Office - abriu no passado dia 15 de Março.

O prazo das candidaturas termina a 17 de Abril e o Centro Jacques Delors está a promover acções de formação, em conjunto com universidades, que podem ajudar a preparar os candidatos para os testes de admissão a concretizar na primeira fase dos concursos em cada Estado-membro.

Estes concursos, consoante as áreas profissionais, destinam-se a administradores AD5 e AD7 - classificações que exigem formação académica superior (ler em http://europa.eu/epso/apply/today/adm_en.htm). O estatuto AD5 é o nível base de entrada nas instituições europeias e identifica estudantes que estejam, no mínimo, no último ano da licenciatura. Enquanto o nível AD7 se destina a licenciados que tenham pelo menos seis anos de experiência profissional relevante, consoante o posto de trabalho a que se candidatam.

As candidaturas devem ser feitas ‘online' e incluir a criação de uma conta EPSO (‘EPSO account'). Cada candidato pode concorrer apenas a um único posto disponível. Os testes de admissão incluem exames na língua-mãe e numa segunda língua (francês, inglês ou alemão).

Além de serem obrigatoriamente cidadãos de um país da União Europeia, os candidatos devem cumprir as obrigações legais no que respeita ao serviço militar no respectivo país e ter como língua mãe uma das 23 línguas oficiais da União Europeia, além de um domínio satisfatório de uma segunda língua que deverá ser francês, inglês ou alemão.

A exigência da formação académica varia de acordo com o posto de trabalho oferecido, mas por regra impõe o ensino universitário concluído ou pelo menos três anos terminados até 31 de Julho deste ano. E nos casos das candidaturas a direito, auditoria e comunicação, os estudos efectuados pelo candidato devem ser relevantes para o posto.

Fonte: Sapo Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...