segunda-feira, 26 de março de 2012

Alzheimer: Alentejo terá primeiro gabinete de apoio

Está para breve a abertura do primeiro gabinete do Alentejo destinado a apoiar doentes com Alzheimer e ajudar os familiares a lidar com a doença. A estrutura deverá ser inaugurada em Abril, no concelho alentejano do Alandroal.

Fátima Ferreira, provedora da Santa Casa da Misericórdia (SCM) do Alandroal, explicou esta sexta-feira à Lusa que este Gabinete de Apoio à Demência de Alzheimer (GADA) será "o primeiro do Alentejo e, eventualmente, do sul do país".

O nascimento do gabinete está relacionado com as próprias caraterísticas da população local. "A ciência tem coisas muito boas mas, muitas vezes, ao trabalharmos em determinadas áreas, temos desafios importantes. Ao darmos muitos mais anos à vida, o cérebro começou a sofrer e, portanto, temos pessoas envelhecidas e que estão à beira de problemas graves de demências", salientou a responsável.

Segundo Fátima Ferreira, estes problemas são ainda mais intensos numa zona como o Alandroal e numa região como o Alentejo, "envelhecida e isolada".

A estrutura vai apoiar e dar formação e informação aos doentes e aos familiares residentes em cinco concelhos. Vão ainda existir grupos de auto-ajuda e suporte para os cuidadores nas áreas da psicologia e apoio social, fisioterapia e musicologia. Em complemento, prevê-se que o gabinete ceda equipamentos, como cadeiras de rodas, em caso de necessidade.

Além do Alandroal, a ação do GADA vai estender-se ainda aos concelhos de Vila Viçosa, Borba, Elvas e Campo Maior.

Fonte: Boas Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...