quarta-feira, 14 de março de 2012

Guia prático para superar a crise

Dicas e ideias para fazer esticar o dinheiro

Há duas palavras que, por terem sido tão repetidas nos últimos tempos, quase que ficaram desprovidas de significado.

A primeira é crise. A segunda, poupar. Mas, como queremos que encare este ano de 2011 cheia de força de vontade e, se possível, algum optimismo, pedimos ajuda a Pedro Queiroga Carrilho, formador especializado em Finanças Pessoais e autor dos livros como «O seu Primeiro Milhão» e «Descubra o Milionário que Há em Si».

«Com o aumento dos impostos e do desemprego e a redução do poder de compra, 2011 deveria ser um ano para os portugueses diversificarem os seus rendimentos e empreenderem. Na prática, a poupança só funciona quando há alguma coisa para poupar e, por vezes, isso obriga a uma reestruturação da vida pessoal. A poupança é um dado adquirido a que ninguém pode fugir. Os portugueses precisam de ganhar mais dinheiro e, para isso, procurar outras formas de rentabilizar as competências, criar rendimentos em paralelo a uma actividade de trabalho dependente ou fazer alguns biscates é essencial», considera Pedro Queiroga Carrilho.

A trilogia de gastos
Conforme nos explica o especialista em finanças pessoais, «as três principais despesas dos portugueses são a habitação, os transportes e a alimentação. São, por isso, as que mais rendimento disponível absorvem. A análise de despesas mais fáceis de cortar irá variar de pessoa para pessoa e essa é uma questão à qual só se consegue responder depois de analisar o mapa de despesas mensais individual».

«Todos os portugueses deveriam saber detalhadamente onde estão a gastar o seu dinheiro, por categoria de despesas, de forma a saberem onde podem e devem cortar nos gastos. Na prática, será mais fácil cortar no que são os quereres (wants) e manter as necessidades (needs), ou seja, cortar no supérfluo e manter o que é essencial», realça ainda este especialista financeiro.

Poupar nas refeições
Martin Lewis, estrela de um programa televisivo britânico sobre como poupar dinheiro, refere, no seu site (www.moneysavingexpert.com) que «no Reino Unido, em média, uma família deita fora cerca de 50 libras de alimentos que foram comprados mas não chegaram a ser consumidos». Abrir a porta do frigorífico e verificar as datas em que os produtos expiram é um passo para a poupança. Dê prioridade aos produtos que têm «pouco tempo de vida», colocando-os mais à frente nas prateleiras. Depois de ver o que tem no frigorífico, congelador e despensa, planeie as próximas refeições e não se esqueça de fazer sempre uma lista antes de ir ao supermercado.

Economizar nos transportes
Quando for trabalhar, estacione o carro um pouco antes do seu local de emprego e faça o resto da distância a pé. Para além de poupar na gasolina, queima calorias e beneficia a sua saúde.

Definir prioridades
«Infelizmente vemos que a maioria das pessoas gasta dinheiro em coisas que não as alimentam emocionalmente e que não estão alinhadas com o que querem fazer. A integridade financeira é essencial para viver uma vida equilibrada, pois ninguém tem dinheiro para tudo. Pessoalmente, gosto muito de ir almoçar ou jantar fora e é por isso que não ando com um carro luxuoso.

O truque é saber aquilo de que gostamos e depois definir orçamentos para tipos de despesa. Há vários anos usava-se a estratégia do envelope, onde cada um continha o dinheiro necessário a uma categoria. Além de envelopes para casa, alimentação ou educação, pode haver um para presentes onde guardamos algum dinheiro para o que mais nos alimenta emocionalmente.

É importante lembrar que o dinheiro é algo que pode ser muito divertido e não tem valor nenhum por si só, nós é que lhe atribuímos vários sentimentos, usamo-lo para realizar objectivos e, certamente, temos de ser nós a controlá-lo e não o contrário», alerta Pedro Queiroga Carrilho.

Conselho de ouro

Agora que já sabe aquilo que deve fazer para que o seu dinheiro não fuja, esteja atenta às palavras deste perito.

«Deitem-se todas as noites a inventar dinheiro», sugere Pedro Queiroga Carrilho.

«Tal como quando uma grávida tem tendência a ver mais grávidas na rua (não tendo aumentado o número de nascimentos apenas porque ficou grávida), o mesmo acontece com o dinheiro. Se pensarem e se se focarem em dinheiro irão ter mais aos poucos», refere ainda.

«Por isso, deitar-se todos os dias a pensar como pode ter mais dinheiro, como pode ganhar mais ou como pode poupar mais, irá colocar a pessoa num caminho para a geração de riqueza. Irá estar focada em ganhar mais dinheiro e acredite que esta lógica funciona. Depois é preciso agir. Acredite em alguém que o faz regularmente e tem tido sucesso», acrescenta.


Pequenos gestos que fazem a diferença:
- Ligue a televisão, aparelhagem e computador e outros aparelhos apenas quando precisa deles e não deixe a televisão e a aparelhagem em modo standby, que também consome energia

- Opte por comprar lâmpadas economizadoras, até porque também são amigas do ambiente e habitue-se a desligar o interruptor quando vai para outra divisão da casa

- Há quanto tempo não vai a uma biblioteca pública ou a uma loja de livros em segunda mão?

- Tente substituir as chamadas telefónicas que não são essenciais por um e-mail, por exemplo

- Aconselhe-se com o seu médico assistente e não deixe de fazer os exames de rotina adequados à sua idade e história clínica pois o que gastar será um investimento, se compararmos com o que poderá gastar se negligenciar a sua saúde.

Texto: Teresa d'Ornellas com Pedro Queiroga Carrilho (especialista e formador em Finanças Pessoais)
Fonte: Saber Viver

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...